Os mini bolos, pequenos bolos confeitados e rechedos, surgiram como uma opção simpática de lembrança para os convidados nos mais diversos eventos (batizados, chá-de-panela, aniversários, bodas, etc), podendo inclusive ajudar a compor a decoração da mesa dos doces.

Essa tradição começou nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou para outros países, inclusive o Brasil.

Em casamentos, os mini bolos são uma forma de agradecer o carinho dos convidados, principalmente, os padrinhos, avós ou daminhas, podendo substituir até os bem-casados.

Segundo profissionais da área, antes de encomendar essas delícias, os noivos devem decidir qual o estilo do casamento, como será o bolo, a quem vão oferecer (se a todos os convidados ou somente a alguns) tamanho, quantidade, recheio, decoração, embalagem e o valor que estão dispostos a pagar (o preço varia de acordo com a quantidade e decoração pedidas).

A decoração do minibolo pode ser temática, estar relacionado com algum hobbie do casal ou pode ser uma miniatura idêntica ao bolo de casamento. Quanto ao recheio, é aconselhável escolher sabores mais comuns e populares, para agradar a todos os gostos.

O tamanho do quitute pode variar de 5 a 10 centímetros de diâmetro, com aproximadamente seis centímetros de altura. Se for entregue como lembrancinha, o minibolo deve ser bem pequeno, medindo no máximo seis centímetros e se for distribuído somente para os padrinhos e avós, deve ser um pouco maior.

Deve-se calcular um por pessoa, um por casal ou uma unidade por família. Como medida de segurança, o ideal é que se encomende mais 10% da quantidade calculada, pois os convidados, principalmente as crianças, podem pegar mais de um.



Para inovar e dar uma roupagem nova aos tradicionais bolos de andares, os cake designers surgiram, há não muito tempo, com a idéia de um bolo formado por mini bolos, isto é, um suporte de vários andares com mini bolos, o que fez com que muitas noivinhas, inclusive famosas, optassem por essa novidade (vide o 2º bolo abaixo, do casamento da Juliana Paes feito pela Carol Buarque).

ALGUNS CONTATOS:
– Rosely Bonfante – tel: (21) 2545-0353 – http://www.roselybonfante.com.br/
Sonia Castro – (21) 2252-7293 / (21) 9693-9784 – http://soniadelicias.com/
– Ana Milek Cake Designer – (21) 9384-7332 / (21) 9379-8173 – http://www.amcdbolos.com/
– Carol Buarque Cake & Design – telefone: (11) 3887-2778 – http://www.carolbuarque.com.br/