Príncipe William e Kate Middleton, agora Duquesa de Cambridge, saindo da Abadia de Westminster. Formam um lindo casal!

O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, casou-se finalmente com a plebeia Kate Middleton, sua namorada há oito anos.

Interessante constatar que os horários cronometrados de toda a programação do evento foram seguidos à risca. A pontualidade britânica foi posta a prova e saiu-se muito bem, obrigada!

A noiva estava muito elegante e discreta em um vestido marfim assinado por Sarah Burton para a Alexander McQueen com corpete e mangas de renda, saia pouco volumosa e cauda de 2,60 metros. Como complemento, um véu de tule, uma tiara de diamantes da Cartier emprestada pela Rainha Elizabeth (something borrowed!) e um par de brincos dados por seus pais. O cabelo estava semipreso e a maquiagem (feita pela própria noiva), superleve, não muito diferente do que ela costuma usar no dia a dia.

Ah, os sapatos usados por Kate durante a cerimônia em cetim e renda também foram confeccionados, à mão, pela equipe de Mcqueen.

O buquê da noiva, tradicionalmente composto por flores brancas (que na minha humilde opinião poderia ter sido um pouco maior), não será jogado para as convidadas solteiras como fazemos por aqui.  O protocolo prevê que Kate retorne à Abadia de Westminster, local onde a cerimônia foi realizada e deposite o buquê no monumento que homenageia os soldados da Primeira Guerra Mundial  – o túmulo do Soldado Desconhecido –, seguindo a tradição iniciada pela Rainha Mãe, em seu casamento, em 1923, em memória de seu irmão morto em combate.

A aliança de casamento que a futura princesa de Gales ganhou do noivo (William não usará aliança, seguindo a tradição do príncipe consorte Philip, seu avô) foi fabricada pela joalheria londrina Wartski, a partir de um pedaço de ouro galês extraído da mina de Clogau Saint David, situada ao norte do País de Gales, de onde vem o ouro para a fabricação de todos as alianças reais desde os anos 20.  O pedaço de ouro foi um presente dado a William por sua avó, a Rainha Elizabeth II, logo após ele e Kate terem anunciado seu noivado, em novembro do ano passado.

O príncipe, em sua farda de gala do Exército Irlandês, coloca a aliança com um pouco de dificuldade no dedo de Kate

Alguns famosos compareceram à boda, como o jogador de futebol David Beckham e sua esposa Victoria, e o cantor Elton John. Membros da realeza de países estrangeiros, incluindo Dinamarca, Noruega, Espanha, Tailândia e Marrocos também se fizeram presentes. Líderes políticos que não fazem parte da Comunidade Britânica, como os presidentes Barack Obama e Nicolas Sarkozy, não foram convidados.

David Beckham e Victoria

David Beckham e Victoria, gravidíssima, com um modelito azul-marinho de sua grife. Aprovaram?

Como já era esperado, a maioria das convidadas do casamento usaram  chapéus, uns muito bonitos e outros, nem tanto!

Princesa Eugenie

Será que ninguém teve coragem de dizer para a Princesa Eugenie e a Princesa Beatrice, filhas do Príncipe Andrew, irmão do Príncipe Charles, com Sarah Fergunson, que suas escolhas haviam sido infelizes.  Tadinhas!

A noiva contou com um séquito de quatro daminhas, dois pajens, além de sua madrinha e irmã, Pippa.

A Abadia de Westminster foi adornada por Shane Connoly, o fornecedor oficial de flores para eventos reais, com flores orgânicas britânicas, arbustos e árvores retiradas, em sua maioria, de propriedades reais. A decoração será deixada para visitação pública até o dia 6 de maio.

Após a cerimônia, o casal seguiu para o Palácio de Buckingham a bordo de uma bela carruagem, ladeados por uma multidão de curiosos, dentre eles, minha filhota. No local, 600 convidados foram recepcionados pela Rainha Elizabeth para um almoço.

Já no palácio …

Beijo Real

O tão esperado beijo, tímido (com direito a bis!), na sacada do Palácio de Buckingham

Na recepção houve dois bolos: um oficial, de Fiona Cairns, e outro, a pedido do noivo, de chocolate preto e bolachas, confeccionado por McVities.

The official Royal Wedding Cake made by Fiona Cairns, was designed using the Joseph Lambert technique. 

O bolo oficial de oito andares by Fiona Cairns

 

The McVities Chocolate Cake made for the royal wedding. It is made of 40lb of dark chocolate and 1,700 rich tea biscuits. 

O bolo do noivo, receita da família real

Mais tarde, os pombinhos surpreenderam a todos ao deixarem o Palácio sozinhos em um carro conversível – devidamente adornado com balões e fitas por Harry e amigos dos noivos – em direção à Clarence House, residência londrina de William, onde descansaram e trocaram de roupa para a festa noturna.

Observem a placa de “recém-casados”

 

{Imagens via Associated PressGetty ImagesOfficial Royal Wedding}

♥ ♥ ♥

Relembre mais posts da cobertura exclusiva do MFVC no Casamento Real:

Mais posts sobre o casório Real:

Paixão ou aversão: fascinators da Beatrice
Casamento real como inspiração