William e Kate Middleton no norte da Inglaterra em 11 de abril – Reuters

Na contagem regressiva para o casamento mais aguardado de 2011, não pude me furtar de postar mais umas noticiazinhas sobre o enlace que ocorrerá na na Abadia de Westminster na próximo dia 29, sobre pena de protestos por parte de alguns leitores ávidos por notícias…hihi. Então, vamos a elas!

Fotógrafo oficial

* Foi revelado o nome do fotógrafo oficial do casamento: ninguém menos que Hugo Burnand. O famoso fotógrafo clicou Lucien Freud, Margaret Thatcher, Victoria Beckham, além de ter sido o fotógrafo oficial do casamento do príncipe Charles e Camilla, em 2005.

Hotel onde a noiva passará a véspera do seu casamento

* Kate Middleton e membros de sua família vão passar a noite da véspera de seu casamento no The Goring Hotel, construído em 1910 e situado no centro de Londres, cujas diárias variam de 369 a 1.025 libras esterlinas.

FILE PICTURE dated Friday January 21 2011. General view of The Goring Hotel where Kate Middleton is expected to spend her last night as a commoner, on the eve of her marriage to Prince William. It has been reported that the 71 room, five star boutique hotel which is located close to Buckingham Palace, has been booked out for a four night period around their marriage date of April 29 to friends of both Kate Middleton and Prince William.

Custos do casamento real

* Especula-se que o vestido da noiva tenha custado cerca de 30 mil libras, ou 77 mil reais, enquanto o vestido da sua irmã Pippa tenha custado cerca de 20 mil libras, o equivalente a 51 mil reais, despesas pagas pelos pais da noiva.

Apesar da desproporcionalidade entre as fortunas das duas famílias, Michael e Caroline Middleton não hesitaram em abrir a carteira para contribuir com os custos do casamento real. Os pais da noiva estão contribuindo com o equivalente a quase R$300 mil da conta do evento, incluindo os custos da recepção noturna que o príncipe Charles dará para o filho e a nora, e da lua de mel.

Embora tenham desembolsado uma pequena fortuna, os Middleton não ficarão em dificuldades financeiras. A família, segundo investigações da mídia britânicas, tem investimentos de milhões de dólares em imóveis e um faturamento anual de sua firma de artigos para festas de aproximadamente R$ 400 mil.

* O herdeiro do trono (o Príncipe Charles) e a Rainha Elizabeth II dividirão os custos da cerimônia religiosa e do banquete de gala no Palácio de Buckingham. Tais custos, porém, estão sendo guardados a sete chaves pelos assessores da família real.

Ensaio da cerimônia

* A futura princesa britânica disse ‘sim’, durante um ensaio privado na Abadia de Westminster, no dia 15. O noivo, entretanto, não pode comparecer, pois estava em serviço militar como piloto de resgate da Marinha Real. O irmão dele, o príncipe Harry, foi quem o representou. Porta-vozes da família real afirmaram que este é apenas “o primeiro de muitos ensaios” que vão anteceder o casamento. Ufa! Ainda bem!

* O Príncipe William cumprirá a tradição e deverá ser o último a ver o vestido da noiva. Enquanto o mundo acompanha a trajetória de Kate até a Abadia de Westminster, o príncipe de Gales deverá ficar em uma sala reservada com o seu irmão, Harry, sem  acesso à televisão. Na hora da cerimônia, o noivo deverá ficar de costas, virado para o altar até que Kate chegue ao seu lado, quando virará em sua direção e verá, enfim, o vestido. Emocionante!

* Kate vai subir ao altar acompanhada de quatro damas de honra, com idades entre três e oito anos, e mais dois meninos e uma madrinha de casamento (sua irmã Pippa).

* Em seus votos de casamento, Kate Middleton apenas prometerá ”amar, confortar e honrar” o futuro marido, omitindo a tradicional promessa de obediência que consta na liturgia da Igreja Anglicana, a exemplo do que fez Lady Di ao subir ao altar com o príncipe Charles, em 1981.  Na época, a omissão feita por Diana marcou uma inédita quebra no protocolo real – uma das muitas, por sinal, que seriam protagonizadas por ela.

*A igreja ganhará um sistema de alto-falantes para que as dezenas de milhares de pessoas esperadas para os arredores da Abadia e no centro de Londres possam ouvir o ‘sim’ do casal real.

Coro da Capela Real

* Na segunda-feira passada (18) ocorreu o ensaio do Coro da Capela Real, que se apresentará no casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton. O teste aconteceu na própria Capela Real do palácio de St James, em Londres.

O maestro James O’Donnell ensaia o coral para o casamento – Dominic Lipinski/AFP

Encontro dos pais da noiva com a rainha

* Finalmente, no dia 20 de abril, a Rainha Elizabeth II e seu marido, o Duque de Edimburgo conheceram os pais de Kate Middleton: Michael e Carole. O encontro, realizado 9 dias antes do casamento, foi em um almoço realizado no Castelo de Windsor. O evento contou com a presença de poucas pessoas (os noivos não compareceram) e durou pouco menos de uma hora e meia.

Michael e Carole Middleton, pais de Kate Middleton, do lado de fora de sua casa próximo ao vilarejo de Bucklebury, Inglaterra (16/11/2010)

Os pais de Kate/Getty Images

Segurança

* A polícia britânica finaliza os preparativos para garantir que não ocorra nenhuma falha na segurança no dia do casório. O trajeto de 2.140 metros entre a Abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham, que será percorrido pelos recém-casados e seu cortejo, representa um grande desafio para os cerca de 5 mil policiais que vão trabalhar no evento.

* A rota do cortejo real é bastante conhecida da polícia. Tem sido usada inúmeras vezes em cerimônias reais e como praticamente cada prédio no caminho é do governo, seria difícil para alguém armado ou com uma bomba ter acesso a eles. Franco-atiradores vão ser posicionados em telhados, e um helicóptero com uma câmera que pode enfocar rostos em multidões patrulhará o espaço aéreo. Cães farejadores vão estar com antecedência na rota e na abadia.

Programa oficial do enlace

* O casamento real terá horários seguidos à risca e sua sequência foi anunciada nesta sexta-feira (15), fazendo jus a famosa pontualidade britânica.

– 10h15 (6h15 em Brasília): Chegada do noivo e seu irmão à abadia

– 10h27 (6h27 em Brasília): Chegada da mãe e do irmão de Kate.

– 10h42 (6h42 em Brasília): Chegada do príncipe Charles, pai de William, e sua mulher Camila.

– 10h45 (6h45 em Brasília): Chegada da rainha Elizabeth  e o duque de Edimburgo.

– 10h51 (6h51 em Brasília): Kate Middleton deixará o hotel às rumo à Abadia de Westminster, na companhia de seu pai. A noiva terá somente nove minutos para chegar ao templo.

– 11h (7h): Início da cerimônia.

Stefan Wermuth/Reuters

– 12h15 (9h25): Após a cerimônia, que terá duração de uma hora e 15 minutos, os recém-casados seguirão de carruagem até o palácio Buckingham, acompanhados da cavalaria real britânica, onde está prevista uma recepção oferecida pela rainha para 650 pessoas.

– 13:25 (9h25): O príncipe William e sua esposa farão sua primeira aparição na sacada do palácio para fazer a tradicional saudação, ao lado da rainha e de seus pais.

– 13:30 (9h30): Show aéreo de caças sincronizado ao primeiro beijo público dos noivos.

* No início desta semana a Clarence House apresentou o programa oficial do casamento, que estará disponível gratuitamente para download, 24 horas antes do grande dia no Official Royal Wedding, contendo uma foto inédita e uma mensagem especial do casal. Além disso, o programa contará com o brasão de armas de William na capa e o novo brasão de armas de Kate no verso O programa oficial do enlace também será posto à venda como souvenir do grande dia. Veja mais detalhes aqui.

Royal Wedding Programme - Royal Wedding - Prince William - Kate Middleton - Marie Claire - Marie Claire UK

Príncipe William e Kate MiddletonFoto: Mario Testino

Recepção

* À noite, o príncipe Charles organizará um jantar privado, seguido de dança, no palácio  para amigos próximos e para a família. Os convidados serão recebidos ao som de música escolhida por um DJ e tendo à disposição um bar com luzes neon. Em outro cômodo, a trilha sonora será dos anos 80.

Noite de núpcias

* O casal quebrará outra tradição da família real britânica ao passar a noite de núpcias no próprio Palácio de Buckingham, onde mora a rainha Elizabeth II.  A tradição é que os casais reais partam para a lua de mel em carro aberto, logo após a recepção.

Variedades

* Kate Middleton deve superar a mãe de seu noivo como a mulher mais citada na mídia mundial, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pelo grupo Global Language Monitor. A plebeia também já conquistou status de celebridade em sites de notícias e nas redes sociais, diz o estudo. Mas, lembrem-se que Diana morreu num acidente de carro em Paris, em 1997, antes do surgimento do Google, da explosão das mídias sociais e da criação de smartphones.

A princesa Diana e o príncipe Charles em 1981 – AP

 

* A poucos dias do enlace, os olhares do mundo estão todos voltados para a Inglaterra. As ruas da capital já estão enfeitadas com bandeiras do país à espera dos inúmeros turistas que estarão por lá na ocasião. Os hotéis da capital inglesa estão praticamente lotados. Segundo especialistas do mercado imobiliário, a procura cresceu 40% acima da média para a época, podendo subir nos próximos dias. Atentos à demanda e de olho em um dim-dim extra, moradores estão oferecendo quartos em suas próprias residências para visitantes de várias partes do mundo. Segundo estimativas, o casamento deve movimentar cerca de 114 milhões de euros, somente no final de semana.

* A confeitaria  Cafe Victoria, em Eberbach – a 90 Km de Frankfurt –, na Alemanha, já está produzindo bolos de casamento em homenagem às bodas do século. A confeitaria já tem tradição quando o assunto é homenagear a realeza britânica: a família Beacker que cuida da confeitaria há sete gerações, batizou a loja em homenagem à Rainha Victoria. Também fez bolos para o Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth e para o casamento do Príncipe Charles e com Lady Di. Os bolos para o casamento real serão entregues semana que vem, em Londres.

Foto: Kai Pfaffenbach, Reuters

* A boda real vai dominar as TVs abertas e pagas de todo o Brasil. Na Globo, a cobertura do casório começou no “Globo Repórter” de hoje e se estenderá pelo “Fantástico”, no domingo, e pelo “Jornal Hoje” durante toda a semana.

* A curiosidade em torno da lua de mel do casal real ganha destaque entre os britânicos. Entre os ingredientes para uma noite perfeita, estão a marca de cerveja com estimulante sexual e os modelitos escolhidos pela noiva para usar na noite de núpcias.

A marca escocesa de cerveja BrewDog Brewery criou uma edição especial da bebida: a “Royal Virility Performance”, que mistura cerveja, Viagra e “uma dose saudável de sarcasmo”

 

Apenas mil exemplares do produto estão disponíveis para venda no site da empresa. Segundo ela, 20% do lucro da “cerveja real” será doado para o Centrepoint, a instituição de caridade favorita do príncipe William. (Ah, então tá!)

* Kate Middleton teria feito fez uma visita discreta ao comércio de Londres na terça-feira (19), e comprou uma calcinha “estilo brasileira” e dois biquínis para a lua de mel.

Modelo posa com calcinha que Kate teria comprado para lua de mel/ The Sun – Reprodução

 

* O casamento será transmitido ao vivo pelo canal YouTube, a partir das 10h do grande dia (horário local). Como Kate e William são usuários do Facebook e do YouTube, a intenção deles é que seu enlace seja acessível a todos. E pelo visto, vai ser mesmo!

Quer mais notícias sobre o enlace real? Então, clique aqui e aqui.

Fontes: Daily MailFolha,  O Globo, O Dia, Marie Claire, MirrorPeople, R7, Sunday Times, The SunThe TelegraphZimbio