barroco pop minhafilhavaicasar 3

O Barroco é um estilo artístico que surgiu no final do século XVI, com forte influência até o século XVIII, inicialmente na Itália. Expandiu-se para outros países católicos europeus, pela sua forte relação com o Absolutismo e com a Contra-Reforma Protestante. Mas, também alcançou países protestantes na Europa e ganhou as Américas. O Brasil, inclusive, guarda jóias arquitetônicas desse período, dentre elas diversas igrejas ricamente ornadas. Mas, a influência do Barroco vai muito além das Artes e da Arquitetura, marcando também a Moda, a Literatura, a Música e todo um período histórico.

barroco marie antoinette sofia coppola minhafihavaicasar blog 2

Esse movimento transcende barreiras históricas e volta e meia ressurge com releituras contemporâneas de suas propostas. Pense em Versailles, pense em Marie Antoinette. Pense em opulência, excessos e luxo decadente. O filme de Sofia Coppola retrata bem essa estética. Coppola transformou o barroco em barroco pop e redimiu a delfina, antes tida como vilã pela História, transformando-a em pop star.

alessandra tonisi blog minhafilhavaicasar

O estilo em questão não só ganhou as telas de cinema, mas também passou a influenciar a decoração de casamentos. O que tem se visto aqui no Brasil, principalmente em grandes centros, como São Paulo, Rio e também em Minas Gerais, são decorações que primam por essa estética com ornamentos complexos, virtuosismo, contrastes marcantes, jogos de sombra e luz, dramaticidade e extravagância. Há uma ênfase no drama, no espetaculoso e no teatral. Essa estética não tem nada de mini e não combina muito com casamentos intimistas. Os casamentos barrocos são casamentões, com excesso de informações e opulência.

decoracao barroca blog casamento minhafilhavaicasar 3

Há quem pense que essa estética é pesada, exagerada e artificial, em contraponto com o classicismo, que prima pela harmonia, moderação e equilíbrio. Mas, tem feito a cabeça das noivas da alta sociedade no Brasil e é aposta de designers para casamentões, principalmente à noite. Nós ficamos impressionadas, quando estivemos em São Paulo, para o Casar 2013. Esse estilo dominou a cena!

decoracao barroca blog casamento minhafilhavaicasar 4

E você? Escolheria o estilo barroco para a décor do seu casamento? Também acha essa estética exagerada e um tanto superficial? Prefere uma proposta mais clássica e com mais moderação? Ou faria, tranquilamente, a Marie Antoinette no seu casamento? Rsrs! Diz pra gente. 😉

{Fotos: Minha FilhaVai Casar, com exceção das fotos do filme Marie Antoinette}