Ensaio de noivos,  e-session ou ensaio pré-wedding, quase todo o casal quer registrar o período pré-casamento com muitas fotos. Há tempos, a sessão de noivos deixou de ser toda posada, em um estúdio, para ganhar novos ares.

A maioria dos casais procura fazer um ensaio que conte sua história, relembre momentos ou locais marcantes e tenha todo um significado. Existem outros que preferem opções divertidas, engraçadas e que fujam das fotos tradicionais, como um ensaio totalmente de sombras ou com tintas. Mas pra que tudo saia perfeito, esse ensaio também precisa de um certo planejamento, pastinha de referências (no Pinterest, de preferência, porque a gente ama!) e muitas diquinhas para não deixar nada de lado.

Com alguns exemplos de ensaios que já publicamos por aqui, vamos compartilhar essas dicas valiosas com vocês. Chama o noivo para ler esse post contigo ou envia o link pra ele!

O profissional de fotografia

Pra começar, o ideal é pesquisar bem o profissional que irá fazer o seu ensaio. Nem sempre o fotógrafo que sua amiga amou vai ter a mesma química com vocês e proporá um trabalho que lhes agrade. Fora que vocês devem se identificar com o tratamento e a linguagem das fotos. Não espere que o fotógrafo X vai clicar do mesmo jeito que o fotógrafo Y. Cada equipe de fotografia tem sua identidade e nem sempre o mais em conta é o melhor em termos de qualidade. Vai por mim, eu já tive uma (má) experiência com isso, com a fotógrafa que escolhi para o meu casamento (que não foi a mesma do ensaio, ainda bem!).

Então, se vocês ainda não têm uma equipe de confiança, é melhor buscar as opções e avaliar quem pode atender melhor suas expectativas. Normalmente, quem vai fotografar o casamento já propõe um valor atrativo para o ensaio, já que se trata de um pacote. Converse antes com ele(a)!

Dica extra: se a ideia é fazer um ensaio em outro estado ou país, nem sempre levar um fotógrafo compensa financeiramente. Procure pesquisar com antecedência um bom profissional e conhecer as opções locais.

O "tema" do ensaio

Pense também na história de vocês. O que vocês querem mostrar com esse ensaio? Vai ter alguma ligação com a celebração do casamento? O que vocês mais curtiam fazer juntos durante o namoro? Vocês são mais românticos, divertidos ou gostam de viajar? A partir dessas ideias, vocês podem pensar em um ensaio que conte uma história e que remeta à essência do casal.

O ensaio de Jessica e Yuri teve balões como pano de fundo!

O lugar do ensaio

Para escolher o melhor local do ensaio, nada melhor do que pensar justamente nessa essência. Se vocês são superdivertidos, amam cinema, games e parques, um ensaio rural não combina muito, né? Vocês também podem pensar em dois lugares diferentes, um ao ar livre e outro indoor. Afinal, tenho certeza que vocês curtem fazer mais do que uma coisa juntos, rs.

Que tal um parque de diversões, como no ensaio de Amanda e Ericson?

Um aeroporto faz parte da história de vocês, como na de Dyana e Otávio?

Prefiram locais onde vocês se sentem à vontade e esqueça aquela ideia de fotos muito posadas! Procurem agir sempre da maneira mais natural possível, namorando muito e se envolvendo com a paisagem. Com certeza, o fotógrafo aproveitará esses momentos para cliques inesquecíveis!

E não se esqueça de duas coisas importantes:

Verificar se o local precisa de alguma autorização ou fazer reserva para as fotos, e pensar em um plano B ou em alterar o dia do ensaio, caso o lugar seja ao ar livre e tenha previsão de chuva.  Ou Não! Gih e Rafa aproveitaram a chuva, vê só mais fotos no link!

Nada como luz de fim de tarde e um local que aquece o coração, como no ensaio de Mariana e Jonathas. <3

Detalhes e acessórios

O ensaio se torna mais inspirador e personalizado quando o casal adiciona algum acessório ou elemento. Luzinhas para um ensaio ao entardecer, bicicleta com flores para evidenciar ainda mais o romance – como fizeram Thaíse e Leo, LPs para o casal que curte música, e que tal séries e filmes temáticos, como Michele e Fred? O que tem mais a ver com vocês?

Beleza e produção

Depois de escolhidos o “tema”, os elementos, o local e a fotografia, vai bater aquela dúvida sobre o que vestir. Procurem selecionar 3 ou 4 roupas para cada um e que combinem entre si. Já imaginou se você escolher um vestido longo com salto alto e seu noivo, bermuda e chinelo?

As roupas também devem condizer com o cenário que vocês escolheram, seja ele uma paisagem mais rústica ou um parque de diversões. Pense também na estação do ano em que estão e o horário em que as fotos serão feitas.

Para as noivas, considere também contratar uma profissional de maquiagem. Mesmo que seja uma beleza leve, esse será um dia memorável.

Na hora das fotos, vocês não precisam se preocupar em fazer carão e bancar os modelos. Driblem a vergonha agindo com naturalidade e deixando o sentimento tomar conta. As fotos espontâneas darão um charme especial ao ensaio.

Curtiram as dicas? Tem mais algum bizú pra compartilhar com a gente?

{Fotos: Tudo Vira Foto, Fernando OliveiraD51, Paula Leite, Fabio Lacerda e Rafael Ohana Photography}