Segundo a revista Sim!, os cupcakes são a sensação do momento porque são deliciosos, coloridos, práticos e democráticos.

Não se sabe ao certo a sua origem, uns dizem que é inglesa e outros creditam a invenção às donas de casa norte-americanas. Mas o que se sabe na realidade é que estão cada vez mais presentes nas festas de casamento, além de outros eventos.

Os cupcakes não sâo mini-bolos e muito menos muffins. São pequenos bolinhos assados individualmente em forma de papel própria com uma massa especial devido à sua peculiaridade na hora de assar. Permitem as coberturas mais deliciosas, coloridas e diversas e sua decoração pode ser feita de acordo com os desejos da noiva.

Podem levar flores, lacinhos, bonequinhos de açúcar, papel arroz aplicado na pasta americana, ganache, marzipan ou, simplesmente bastante creme de manteiga no topo. Além da cobertura, pode-se escolher o tipo de massa e o recheio que quiser. Pouquíssimos sonhos são impossíveis de realizar pelos cake designers.

Em casamentos, o seu uso tem tido diversas possibilidades: pode ser colocado no lugar do bem-casado, pode aparecer no lugar do clássico bolo, organizado em torres (opção prática e democrática, já que cada convidado recebe o seu e pode comer quando e onde quiser), pode compor a mesa do café, junto com os chocolates ou pode ser dado como lembrança para os padrinhos ou convidados.

Caso opte por colocá-lo no lugar do bolo, é necessário que no topo da armação tenha um mini-bolo para que possa cortá-lo, mantendo asssim um momento tradicional e importante da festa.
Por ser muito atraente e poder ser levado facilmente para casa, deve ter pelo menos um para cada convidado, pois o bolo nem todo mundo come, mas o cupcake todos vão querer.
A sua confecção é mais artesanal, o que encarece o produto. Os preços variam, dependendo do sabor, do tamanho e da embalagem, entre R$3,00 e R$10,00 a unidade.
Eis alguns modelitos para aguçar a visão e o paladar:

NA MESA DO CAFÉ

NA MESA DE DOCES

DADO COM LEMBRANÇA

NO LUGAR DO CLÁSSICO BOLO


Alguns profissionais que já produzem esta novidade no Rio de Janeiro: