O resultado da enquete que estava sendo realizada aqui no blog até a semana passada: “Qual o lugar perfeito para se fazer a cerimônia religiosa?” – foi o seguinte, num total de 46 votos:
1º lugar – Na igreja – 54% dos votos
2º lugar – No jardim – 30% dos votos
3º lugar – empatados – Na praia e Numa Casa de Festas – 8% dos votos cada

A opção mais votada não foi nenhuma novidade, principalmente num país essencialmente católico como o nosso, entretanto já se vê uma forte tendência dos casais optarem por uma cerimônia mais bucólica num jardim, inclusive esta foi a escolha da minha filha e do noivo.

Eu confesso que ainda prefiro que a cerimônia de casamento seja realizada na igreja. Não que eu seja tradicional e não aceite novidades, muito pelo contrário, mas porque sem dúvida o casamento fica mais glamouroso e emocionante (compare a entrada da noiva!) que qualquer outro local. A acústica é infinitamente melhor e as músicas ficam melhores executadas, além de oferecer maior comodidade e conforto para todos os convidados.

Com tudo isso, lembrei do meu próprio casamento há exatos 30 anos atrás (Nossa!!!). Quanta coisa mudou! Quanta novidade! Dá vontade até de me casar de novo de véu e grinalda…

Casei numa das igrejas mais concorridas da época – a Santa Margarida Maria (vide fotos acima), na Lagoa. Para se ter uma ideia, tinha que se que fazer a reserva da data, com no mínimo, um ano de antecedência. Aos sábados, dia de maior procura, eram normalmente celebrados três casamentos: um às seis, outro às sete e o último, às oito horas (minha opção). Difícil eram as noivas chegarem a um consenso quanto a decoração, pois deveria ser a mesma para todas, mas o ponto positivo era que a despesa era dividida por três. É…mas vamos deixar as lembranças de lado…

Para comemorar a escolha da maioria, resolvi postar algumas sugestões de decoração da igreja. Quem sabe não serve como inspiração para alguma noivinha?

Igreja Santa Margarida Maria

Semana que vem, continuo com sugestões de casamento no jardim. Vocês não perdem por esperar!