noivas2

Você está noiva e sofrendo com ansiedade? Acha até redundante a minha pergunta, afinal acha que toda noiva é ansiosa, por definição? Rsrs! Calma. A gente já passou por tudo isso também por aqui. Nós três já estivemos nos seus sapatos (brancos), amiga. É normal experimentar a TPC, ou a “tensão pré casamento”, afinal são mil tarefas que se acumulam e a gente quer que tudo saia mais do que perfeito no dia do nosso casamento. Bobagem pouca. Afinal, a maioria de nós sonha com esse grande dia desde mocinha… Rsrs! E somam-se ainda as expectativas da mãe, avó, tia, irmã, melhores amigas… Ufa! É muita pressão!

Até aqui não te ajudei muito, não é? Rsrs! Mas, segue comigo, que vou enumerar 10 dicas de quem já foi noiva e que eu adoraria ter ouvido, quando estava nos preparativos do meu casório.

ansiedade-casamento-noiva-dicas-inspire-brides

1.Seja você

Sim, você entendeu certo. É por aqui que começa o caminho para driblar a ansiedade pré casamento. Seja você. Não crie falsas expectativas. Não queira viver o sonho de outra pessoa. Ah, você viu aquele casamentão no Copacabana Palace no blog e ficou apaixonada? Está na moda um casamento de gala, à noite? (Nem está, mas ok…) Mas, na real, um casamentão não tem nada a ver com você… No fundo, o que te faria feliz, mesmo, seria fugir para casar no campo. Só você, seu amor, seus cachorros e suas pessoas mais próximas? Então, faça isso. Examine seu coração e defina, antes de mais nada, o que você e seu noivo, realmente desejam. E se você já está no meio do caminho e não está feliz com o rumo que as coisas tomaram, volte atrás, sem medo.

2. Simplifique

Já reparou que nós mesmas vamos criando uma lista interminável de coisas fundamentais que precisam acontecer antes do casamento? “Tem que ter kit de banheiro, de carro; presentes para madrinhas, padrinhos, papagaio, vizinho…” Corte alguns itens, sem medo de ser feliz. “Tem que chamar todos os colegas de trabalho, senão fica feio…” Não. Chama quem te quer bem e quem você quer. Descomplique.

3. Delegue

Cerque-se de profissionais de confiança e eleja alguém para chamar a responsabilidade para si. Um bom assessor de eventos, ou cerimonialista, com quem você se identifique é crucial. Uma vez escolhido esse profissional, confie.

4. Planeje e se antecipe

Geralmente, as maiores dores de cabeça vêm das incertezas. Então, se antecipe. Planeje, calcule, faça tudo com antecedência. Você pode ver no checklist de casamento que disponibilizamos (freebie para download gratuito aqui) quais são os prazos de tempo razoáveis para cada tarefa do planejamento do casamento. Não deixe nenhum item para cima da hora. Imagina você descobrir que precisava ter contratado um gerador de energia, só na véspera do seu casamento? Estresse, na certa.

5. Não seja tão perfeccionista

Sim, seus padrões são altos e ninguém faria aquele laço chanel melhor do que você. Mas, nessa altura do campeonato, amarrar 300 lacinhos em 300 convites talvez não seja a melhor decisão. Seu tempo é precioso. Volte ao passo 3 e delegue. Acredite que outras pessoas vão se esforçar também para fazer bem feito o que for preciso.

6. Fuja um pouco

Não pense só em casamento. Saia com o noivo para namorar, pegue um cineminha. Programe um fim de semana na serra, faça aquela trilha bacana e tome um banho de cachoeira. Tome um banho de mar. Saia um pouco da rotina de planejamento de casamento, para arejar a cabeça.

7. Não retenha para si

Cerque-se de uma rede de apoio e abra seu coração. Sua família, noivo e as madrinhas, certamente, estão dispostos a ouvir você. Mas, encontre outras noivas para desabafar. Tem coisas que só outra noiva entende. Rsrs! Vá a encontros de blogs de casamentos, a feiras de noivas, entre em comunidades no Facebook… Aproveite para fazer novas amizades no caminho.

8. Libere endorfina

Inclua algum tipo de exercício na sua rotina, desde o começo do planejamento. Caminhar, correr, malhar, dançar, ou fazer alguma luta pode fazer maravilhas por você. Além de te ajudar a manter a forma. Só cuidado com a intensidade, para não se machucar, claro. Moderação é sempre a palavra. 😉 Garanto que será um ótimo jeito para abstrair (ainda mais se fizer luta, rsrs!)!

9. Relaxe

“Oi? Como assim? Você está me falando para relaxar? Eu adoraria, mas não consigo!” Lógico, eu te entendo, amiga. Não é a toa que há estudos que afirmam que o período que antecede o casamento é um dos mais estressantes da vida. E não são assim todos os momentos de grandes mudanças? Prepare sua mente para isso. Busque técnicas de meditação, de auto-conhecimento e de respiração, para encontrar o seu centro. Ore e fale com Deus sobre suas ansiedades. Faça sessões de massagens relaxantes. Melhor ainda se você chamar seu noivo para compartilhar esses momentos com você. 😉

10. Não se cobre demais

Não dá para agradar todo mundo. Então, tente não se cobrar tanto no planejamento e, principalmente, no dia. Ainda mais que só você saberá que “aquele” detalhe não saiu exatamente como imaginava. É importante que você aproveite todas as etapas de construção do casamento. É difícil, é. Estressante, cansativo; sim. Mas, depois você sentirá até falta dessa correria!

Bônus: Tome um chazinho

Dificuldade para conseguir dormir? Nada mais gostoso do que um chazinho ou um suco relaxante para aquecer o estômago e o coração. Esses aqui são uma delícia e ajudam a apaziguar a mente.

– Maçã com camomila: Coloque duas fatias da maçã para ferver junto com duas colheres de camomila. Cinco minutos são suficientes. Espere esfriar um pouco, coe e beba. Fica gostoso e relaxa.

– Laranja/tangerina com hortelã: escolha a fruta que mais gosta, adicione duas colheres de café de hortelã, deixe ferver por cinco minutos no máximo e tome quando esfriar. Delicioso e até refrescante. Considere tomar frio também.

– Suco calmante: 1/2 maracujá, folhas frescas de hortelã, 250ml de água e 1 colher de mel. Bata tudo e abuse do gelo. Refrescante e calmante.

E você, tem mais alguma dica para outras amigas noivas que estão passando por essa fase também? Ah, e esse aqui é seu cantinho para desabafar, viu? Pode comentar aqui, que a gente te apóia! Rsrs! E eu esqueci de mencionar acima, mas é altamente recomendado ler o nosso Inspire diariamente pra desopilar a mente! É a melhor de todas as medidas anti-estresse! Hehe! 😉

{FotosCaroline Lima Photography}